
Organismo vinculado à CNBB, foi fundada no dia 05 de novembro de 2004 e surgiu de uma necessidade percebida pelos líderes da Pastoral da Criança que faziam visita domiciliar para acompanhar gestantes e crianças. Davam-se conta de que nos mesmos domicílios viviam também pessoas idosas. A estas, os líderes da Pastoral da Criança não tinham nenhuma orientação a socializar, pois não estavam capacitados para tal.
A Dra. Zilda Arns, na ocasião Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, percebeu a necessidade de se iniciar uma ação voltada ao público idoso. Por isso a PPI foi implantada a partir do mesmo modelo, da mesma metodologia da Pastoral da Criança.
Em entrevista ao A12.com a Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Ir. Terezinha Tortelli, FC, falou sobre os 10 anos de trabalho, as expectativas para o futuro e sobre as comemorações desse ano.
A12 - Nesses 10 anos quais os principais problemas enfrentados e quais a principais conquistas da pastoral?
Ir. Terezinha Toretelli - O principal problema que enfrentamos é a falta de recursos financeiros para poder garantir a formação permanente dos agentes de pastoral e, consequentemente, todo o trabalho de acompanhamento às pessoas idosas.
Outro desafio é o descaso ao segmento “pessoa idosa” a nível governamental. São muito valorizadas as políticas públicas na área do turismo da 3ª idade, esportes, lazer, dando uma clara visão de que o que vale é o econômico. Mas para a porção vulnerabilizada – foco preferencial da Pastoral da Pessoa Idosa, pouco se avançou nas políticas públicas de direito e proteção, e consequentemente no investimento a este segmento da sociedade.
Entre as principais conquistas está a própria expansão da PPI nestes 10 anos, apesar dos entraves citados acima.
Queremos celebrar o acompanhando a uma média mensal de 139.319 pessoas idosas através de 17.608 agentes de pastoral, que são nossos Líderes comunitários voluntários.
Apenas para citar parte do relatório de 2013, realizamos 12 oficinas regionais, das quais participaram todos os coordenadores diocesanos e os multiplicadores. Ao todo, foram 398 pessoas participantes destas oficinas; com a colaboração dos que participaram destas, foram realizadas outras 225 oficinas das quais participaram 4.454 pessoas, entre elas os coordenadores paroquiais, os capacitadores e em algumas paróquias também alcançando os Líderes comunitários. E esta programação continua em 2014 até que todos os voluntários passem por estas oficinas que são de atualização dos instrumentos básicos da PPI. O objetivo central é fortalecer a espiritualidade dos voluntários, combustível indispensável para a perseverança no trabalho voluntário. Para isto, dedica-se um período da oficina para o exercício da Leitura Orante, preparado em vídeo e áudio, com toda dedicação, pelo Presidente da PPI, Dom José Antonio Peruzzo, Bispo de Palmas/Francisco Beltrão/PR.
A12 - Qual a expectativa para o futuro da Pastoral da Pessoa Idosa?
Ir. Terezinha Toretelli - Temos como meta – visão de futuro – concretizar um legado deixado pelo (em breve Santo) João Paulo II, que escreveu dois meses antes de sua morte: “Que cada comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem”.
“cada comunidade” – hoje a PPI está presente em 186 Dioceses, 1.280 Paróquias, 4.445 Comunidades; em 25 Estados, 812 Municípios. Certamente nos falta muito ainda para chegar a“cada comunidade”, mas este é o nosso norte, a nossa motivação: ir sempre em frente.
“acompanhe com uma compreensão amorosa” – toda formação que a PPI dispensa aos seus voluntários é nesta perspectiva: formar redes de solidariedade entre as famílias, para que se crie um ambiente de benquerença, de entre ajuda, onde a pessoa idosa se sinta bem, se sinta protegida e também se sinta protagonista em seu próprio espaço de convivência.
“todos os que envelhecem” – a Pastoral da Pessoa Idosa se destina a todos, não importa quais sejam suas crenças, seu estilo de vida, suas histórias, suas experiências, sua trajetória de vida. Dedica-se a todos os que envelhecem, embora tenha seu foco preferencial nos mais vulnerabilizados, seja por sua fragilidade física ou por situações de risco social.
A12 - Em 2014 há alguma programação para comemorar os 10 anos da Pastoral?
Ir. Terezinha Toretelli - Sim, o Conselho Diretor da Pastoral da Pessoa Idosa, reunido no dia 07 de março de 2014, definiu formar um grupo de trabalho para organizar os eventos comemorativos. Nesta reunião definiu-se que haverá duas formas de comemoração:
Evento para dentro – com o objetivo de celebrar seus 10 anos de missão; Evento para fora – com o objetivo de divulgar, dar visibilidade à PPI.
Esta programação será melhor detalhada no próximo mês de maio, durante a XII Assembleia Geral da qual participam os coordenadores estaduais da PPI.
Localmente já estão acontecendo eventos, celebrações, entrevistas, no sentido de tornar o ano todo celebrativo. Contudo, como a data de aniversário é 05 de novembro/2014, está sendo pensado e organizado um evento nacional, certamente com representação também nacional, que deverá acontecer em Curitiba, onde a Pastoral tem sua Sede nacional.
fonte: http://www.a12.com/noticias