Ministérios e Movimentos

MINISTÉRIO DA ACOLHIDA







1) O que é o Ministério da Acolhida?


O Ministério da Acolhida é responsável pela comunicação interpessoal na Comunidade. É um trabalho de acolhimento aos irmãos e irmãs para que possam se sentir bem vindos e acolhidos durante as celebrações, encontros e outras atividades em nossa Paróquia. A liturgia é a celebração de um povo reunido em nome do Senhor, que fez de nós irmãos e irmãs, filhos e filhas do mesmo Pai, membros de mesmo Corpo, ramos da mesma árvore ... Não terá, pois, sentido celebrar a liturgia, se não houver um real esforço de transformar uma assembleia em Encontro de Irmãos.

Para que isso seja possível, é bom que uma equipe esteja à porta da Igreja para:

1) acolher com cordialidade e atenção as pessoas que vão chegando; 

2) oferecer o folheto ou o livro de cantos;

3) organizar as procissões; 

4) com atenção especial com as crianças, encaminhar pessoas idosas e doentes a seus lugares; 

5) identificar e acolher, em nome da Paróquia, os visitantes que estão vindo pela primeira vez e apresentá-las, em momento oportuno, para toda a Comunidade.

Esta é uma maneira simples e valiosa para criar, desde o início da celebração, um clima fraterno, tendo o cuidado de que ninguém se sinta estranho, forasteiro ou fique no anonimato. Todos devem sentir-se acolhidos, membros de uma mesma família, que realizam um verdadeiro encontro de irmãos, onde todos se reconhecem e se amam. Mas o Ministério não se resume somente nisso, todo acolhedor é também um missionário e deve estar sempre à disposição das necessidades missionárias de nossa Paróquia.



” VOCÊ, MEU IRMÃO E MINHA IRMÃ, QUE JÁ PARTICIPOU OU PARTICIPA DESTE MINISTÉRIO, OU QUER PARTICIPAR PROCURE a COORDENADORA NA PARÓQUIA. SEJAM TODOS BEM-VINDOS E SINTAM-SE ACOLHIDOS ".

Coordenadora: Luciene



MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO



A Paróquia possui homens e mulheres que se dedicam a este serviço. E o que é ministério? A palavra ministério (do latim, ministerium) significa serviço “função servil” e todo cristão é chamado a servir, é como uma espécie de prestação de serviços a indivíduos e grupos, por parte de uma pessoa que o faz de modo espontâneo e organizado.
 O ministério tem uma característica comunitária: “A cada um Deus confere dons para que possa colocá-los a serviço da comunidade” (Rom. 12,4-5). “Todos nós conforme o Dom que cada um recebeu de Deus, consagrai-nos ao serviço uns dos outros, como bons dispensadores das diversas graças de Deus” (I Pd 4,10).

Existem dois tipos de ministérios:
 

A) Ministérios Ordenados: aqueles que recebem o Sacramento da Ordem: Diácono, Padre e Bispo. A Igreja atribui um valor muito especial a esses ministérios, porque os considera instituídos por Cristo. No Sacramento da Ordem, é o próprio Cristo que investe da sua autoridade os ministros ordenados.




B) Ministérios não  Ordenados: É certo que ao lado dos Ministérios Ordenados, a Igreja reconhece também o lugar dos Ministérios não Ordenados que são aptos para assegurar um especial serviço da mesma Igreja. São os que têm como base o batismo e a crisma. Não estão acima do padre, não o superam, mas prestam um serviço próprio, original, insubstituível.

A  FORMAÇÃO

A formação de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão deverá voltar-se para os seguintes pontos:

* Cooperar diretamente com o pároco na Pastoral Eucarística.
* Levar a Sagrada Comunhão aos enfermos e idosos e aos impossibilitados de irem à Igreja.
* Auxiliar o pároco na Celebração Eucarística e na Liturgia da Palavra.
* Agir sempre em comunhão com o pároco e sob a orientação da hierarquia da Igreja Particular da diocese a que pertence.
* Ter como base o ministério eucarístico no qual o Corpo de Cristo nos é oferecido como alimento até que Ele venha. 


O aprimoramento espiritual dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão deverá realizar-se dentro das seguintes normas:

*Estudo e pesquisa dos documentos da Igreja com avaliações.
* Retiros em grupo
*Reciclagem no âmbito diocesano e paroquial
*Atendendo com dedicação aos serviços caritativos.

Cada Ministro, por ser perante o mundo, testemunho da ressurreição e da vida do Senhor Jesus, e sinal do Deus vivo. Deve aprimorar-se na oração, praticar a penitência, conhecer os documentos da Igreja e viver a doutrina cristã.


O Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão tem por objetivo suprir uma necessidade da igreja, atribuindo ao ministro extraordinário o desempenho das seguintes atividades:

* Ministrar a Sagrada Comunhão aos fiéis durante a Santa Missa. 

*Levar a Santa Eucaristia aos hospitais, residenciais, asilos, favelas   e aonde a caridade cristã exigir a sua presença, tendo sempre em vista as seguintes considerações:
  1ª – Estabelecer contato com os familiares.
  2º - Inteirar-se da situação econômica e vida cristã da família,   oferecendo,    na medida   do   possível,  a solução  adequada aos problemas constatados.
  3º - Proporcionar aos doentes e seus familiares o conforto cristão.
4º - Preparar o doente para a recepção dos Sacramentos da confissão e da Unção dos Enfermos.
5º - Procurar despertar o interesse de todos os membros da família do assistido   para    que participem  da celebração.
  6º - Atender também aos idosos, mesmo não sendo doentes. 
7º -Presidir o culto eucarístico na ausência do sacerdote.

8º – Irradiar sempre que oportuno, a mensagem da Palavra de Deus por ocasião das visitas, ou no ambiente comunitário, de forma evangelizadora.

9º-  Aproveitar o tempo de velório para uma adequada celebração dando um sentido cristão à morte.

10º -  Expor e repor o Santíssimo Sacramento, nos termos do CAN  943.

11º-   Participar ativamente da festa de Corpus Christi, congressos eucarísticos e semanas eucarísticas.

12º -  Zelar pela dignidade do culto eucarístico e de tudo que lhe diz respeito.
          Os ministros extraordinários deverão ajudar-se mutuamente e confraternizar-se entre si, tanto no plano espiritual como no plano material.




MINISTÉRIO DE MÚSICA
O Ministério de Música é um instrumento de Deus posto a serviço da comunidade para atrair os homens.
Seu principal propósito é administrar o Amor, a Palavra e o Espírito de Deus ao seu povo. Com a música e o canto se pode evangelizar, ensinar, inspirar, alentar, profetizar, e é vital na adoração a Deus; por isso, o Ministério de Música deve receber uma atenção cuidadosa.

O que é o Ministério?

O Ministério da Música é, em si, a alegria das assembleias  As pessoas gostam de cantar e Deus gosta que elas cantem, porém, é algo mais que entoar um canto, por mais bonito que este seja, é ver o Espírito de Deus amando e formando o homem, transformando-o em criatura nova, moldando-o à imagem de Jesus Cristo. Com os cantos, Deus chega ao coração humano para falar-lhe e atraí-lo para Ele; Deus usa os cantos para dar consolo, esperança, gozo, amor e paz. E o homem usa o canto para dar-lhe glória, louvá-lo, para agradecer-lhe, pedir-lhe que, como Ele, outro Deus não há.

Um Ministério de Música é formado por pessoas que:
- encontram-se com Deus;
- converteram-se a Ele;
- frequentam os sacramentos;
- conhecem a Palavra de Deus;
- dão testemunho de vida;
- vivem uma relação pessoal com Deus, na oração e com os homens na comunidade;
- formam Igreja;
- possuem inquietações musicais;
- encontram seu serviço neste Ministério.



A Paróquia possui um Ministério de música que auxilia nas Santas missas durante a semana e aos domingos. Pessoas que doam a sua vida na busca de fazer com que a comunidade viva os mistérios de Deus a partir da música.
Ensaiam toda a semana na comunidade e uma vez ao mês há formação com a presença do Sacerdote.

                                                                             Ensaiando para a Missa Campal de São Tiago

Participação na Novena de São Tiago

Coordenador: Alan





GRUPO DE ORAÇÃO

O que é Grupo de Oração?  
     É uma reunião de cristãos para louvar e bendizer a Deus, levando os participantes a uma experiência pessoal com o Deus vivo. A oração é o principal carisma nessas reuniões e acontecem de diferentes formas, tais como: louvor, reconhecimento das graças recebidas de Deus, oração contemplativa, oração em línguas, petição de graças e curas. 

E qual o seu objetivo?
     O objetivo é levar cada participante a experimentar o pentecostes pessoal. Crescer e chegar à maturidade da vida cristã, plena no Espírito, segundo os desejos de Jesus. Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10,10).
     A Palavra de Deus é proclamada com o objetivo de exortar, corrigir e instruir, fazendo o amor de Deus conhecido. A música é normalmente animada e expressada através de gestos que levam,  melhor, a louvar a Deus.
     O grupo de oração acontece na Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Saboó, todas as terças, às 19h30. Participe!

Coordenadora: Cátia Melo






MINISTÉRIO DOS COROINHAS



Tanto a Paróquia de São Tiago quanto as Comunidades possuem  Ministério dos Coroinhas. Eles nos ajudam no serviço do altar, deixando com que as Missas sejam mais celebradas com alegria. Além das funções no altar, há reuniões com as coordenadoras e uma vez ao mês, reunião de formação com o Diácono Toninho e com o Pe. Lucas, com a participação de todos na  Adoração ao Santíssimo para as crianças da Catequese e seus Pais

                                 O Patrono dos Coroinhas é o Santo São Tarcísio.

São Tarcísio, rogai por nós!


Coordenadora: Rose




APOSTOLADO DA ORAÇÃO

A Paróquia conta com um grupo de pessoas que se reunem na primeira sexta-feira de cada mes para rezar diante do Santíssimo Sacramento às 18h, para a participação da Missa do Sagrado Coração de Jesus às 19h e para a reunião mensal do Apostolado às 17h.
Este grupo fortace a comunidade através das orações e da intercessão. Saibamos buscar constantemente o mesmo Coração de Cristo, um coração aberto e generoso no amor e na Misericórdia.

O que é o Apostolado?
O Apostolado da Oração constitui uma associação de fiéis que, pelo oferecimento diário de si mesmos unidos ao sacrifício eucarístico e pela união vital com Cristo, colaboram na salvação do mundo. Conseguem esse objetivo por meio do seguinte programa:
  • Participação vital no Mistério Eucarístico.
  • Culto ou espiritualidade do Coração de Cristo.
  • Preocupação de sentir com a Igreja.
  • Assídua oração apostólica.
  • Amor e devoção a Nossa Senhora.
Assim como o mês de maio é dedicado a Maria o mês de junho é dedicado ao sagrado Coração de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus iniciou-se ao pé da cruz no momento em que o soldado com uma lança perfurou lhe o lado abrindo seu Coração.

O Apostolado da Oração teve seu início na França em uma casa de estudos em Vals perto de Le Puy, os estudantes de teologia e filosofia, presos em seus livros e temas escolares indóceis, crescia neles o anseio de realizar algum apostolado direto nas paróquias junto ao povo, inspirado pelo Espírito Santo Pe: Francisco Xavier Gautrelet, jesuíta, no dia 3 de dezembro de 1844 lançou essa luminosa idéia, oferecer seus trabalhos e estudos sacrifícios e suas alegrias, ofereciam tudo, em espírito apostólico, assim nasceu o Apostolado da Oração.

No Brasil o primeiro centro do Apostolado da Oração foi fundado 30 de junho de 1867, no Recife na Igreja da Santa Cruz. Seu primeiro diretor Pe. Bento Schembri, jesuíta, Pe. Bartolomeu Taddei foi o 1º secretario nacional no Brasil que defendeu a espiritualidade do Coração de Jesus em todo o País.
Em Londrina iniciou em 19 de junho de 1936 na paróquia Sagrado Coração de Jesus, hoje Catedral e na paróquia Coração de Maria dia 29 de outubro de 1961.

Os Compromissos do Apostolado da Oração


Os compromissos do A.O. é rezar todos os dias, o oferecimento do dia pelas intenções da igreja que o Vaticano nos propõe no bilhete mensal que recebemos da coordenadora todo inicio do mês a reza do terço por essas intenções ou uma dezena, fazer a entronização da imagem do coração de Jesus e a consagração às famílias, primeiro nas casas dos membros que já pertencem ao A.O. depois os que pretendem pertencer, empresas e escolas, etc..., assim com certeza vamos reavivando a nossa missão. são as coisas simples que falam alto, a informação que temos é que 52 países já tem apostolado da Oração. Mas nem Roma, Canadá, México, Estados Unidos, não rezam a missa em honra ao sagrado coração de Jesus como no Brasil. O papa João Paulo II sempre falou do carinho que ele tinha pelo AO e não se cansava de frisar que o AO no Brasil esta melhor que nos outros paises, o tempo da nossa pertença ao A.O. não termina, a partir do momento que nós nos dispusemos a pertencer ao A.O., o nosso nome já esta gravado no coração de Jesus e ele nunca mais nos esquecerá, esta gravação nunca mais apagará.


Nós podemos até nos esquecer dele, mas Jesus é fiel e não nos abandona jamais.



Para esta pertença é preciso um tempo de preparação e de conhecimento para que a pessoa saiba e tome consciência do que esta assumindo. Esta pertença é para sempre. No dia de nossa consagração ao Sagrado coração de Jesus, recebemos indulgências, para isso é necessária confissão, comunhão, uma oração na intenção do papa e exclusão de todo apego ao pecado.

A indulgência pode ser plenária ou parcial. Para recebermos esta indulgência é necessário que estejamos em estado de graça.

Os membros do AO neste dia também recebem a fita, que é o sinal do sagrado coração, a cor vermelha é o sangue, a vida de doação plena que o Senhor entregou por cada um de nós, a medalha tem o Sagrado Coração de Jesus de um lado e do outro Coração de Maria é para nos lembrar que temos pai e mãe que nos abençoa, o Bentinho é o símbolo do AO e nele está gravado venha a nós o vosso reino isso para lembrar a todo instante que estamos buscando esse reino por isso temos que usar a fita não como enfeite nem só para mostrar a que grupo pertencemos mas sim honrá-la como um sinal do amor de Cristo por nós e o nosso por ele. O nosso dever de apostolas é oração, trabalho com caridade, humildade e a mansidão, temos que caminhar juntos, para servir melhor temos que ter paciência com as pessoas principalmente com idosos e doentes, ser apostolas do coração de Jesus é o nosso jeito de ser igreja estar em união com o papa com nossos bispos e sacerdotes que são autoridade na igreja, devemos evitar o máximo criar conflitos e confusão na comunidade. Os membros do apostolado da oração têm dever de estar inserido nas outras pastorais e movimentos da comunidade para que com nossa oração sejamos o alicerce.

Todos os grupos precisam de oração para caminhar certo e assim também estaremos divulgando o sagrado coração de Jesus e espalhando o seu amor a todos e exercendo o ministério sacerdotal universal que recebemos em nosso batismo.

Primeiras Sextas-Feiras

A prática das Primeiras Sextas-Feiras tem sido promovida especialmente pelos membros do Apostolado da Oração.

Esta prática e devoção não são um dogma de fé, mas tratando-se de amor e reparação ao Sagrado Coração de Jesus, a Igreja aceita-a e recomenda-a como sinal do nosso amor e já é uma importante tradição na Igreja católica, ligada as doze promessas.

Coordenadoras: Marcia e Glorinha