Pastorais


PASTORAL DA CATEQUESE





A catequese é um processo de formação permanente da fé, um caminho contínuo para seguir Jesus e anunciá-lo. É um chamado ao discipulado e à missão. Quem crê, anuncia! Catequizar é fazer ecoar a Boa-Nova de Jesus Cristo para que todos tenham vida em abundância (Jo 10,10).

Catequese Infantil

Progressivamente procura levar o catequizando (a) (a partir dos 9 anos) a descobrir a importância da formação religiosa, do relacionamento na família, na comunidade e na sociedade, tendo na Eucaristia, o sacramento que nutre a fé e o compromisso por um mundo melhor. (Eucaristia 1a e 2a etapas).
Encontros: sábados das 09h às 10h30.

Catequese de adultos


Visa uma formação permanente da fé, confirmando seu compromisso a partir de um Encontro Pessoal com Jesus Cristo para viver e defender a vida através da prática da justiça. (Batismo, Eucaristia e Crisma de Adultos)

Coordenadora: Rosa





CONSELHO DE PASTORAL PAROQUIAL - CPP.




Objetivo: Formado pelos coordenadores das diversas pastorais e movimentos existentes na paróquia, visa avaliar, planejar e encaminhar as propostas pastorais da paróquia, da diocese e da igreja no Brasil.

Reunião: Toda primeira segunda-feira de cada mês às 19h30.





PASTORAL DA LITURGIA





Liturgia é a ação do Povo de Deus, reunido em Jesus Cristo, na comunhão do Espírito Santo. 

É sempre uma celebração de Mistério Pascal, isto é, passagem da morte para vida, através de sinais, gestos e palavras. A liturgia é ação de Cristo na Igreja.

O ponto culminante de uma comunidade eclesial é a celebração comunitária, onde todos expressam sua fé comum; ouvem o mesmo Senhor, Salvador e Libertador; agradecem os favores de Deus; cantam as mesmas canções. Aí todos louvam a Deus e os laços do amor fortalecidos. Cresce a fraternidade e o Povo de Deus se reanima, sobretudo nos Sacramentos, para continuar a luta pela construção do Reino.

Nenhuma atividade pastoral pode realizar-se sem referencia à liturgia. Qualquer celebração tem sentido evangelizador e catequético. Toda ação pastoral terá como ponto de referencia a liturgia, na qual se celebra a memória e se proclama a atualidade do projeto de Jesus Cristo. (Conf. Doc. 38 —CNBB)

A celebração litúrgica, como a obra de Cristo Sacerdote, e da Igreja que é seu Corpo, é uma ação sagrada por excelência. Sua eficácia não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja. (Conf. SC 7)


Quando falamos de liturgia, temos presente:

• A Missa ou Celebração Eucarística;

• Celebração dos Sacramentos (batismo, crisma, eucaristia, penitencia, unção dos enfermos, ordenação, matrimonio);

• A Celebração dos Sacramentais (bênçãos, encomendação dos mortos...);

• A Celebração da Palavra ou Culto;

• A Liturgia das Horas;

• O Ano Litúrgico.

A necessária organização litúrgica.

Todos sabemos que nenhuma atividade na comunidade funciona sem um mínimo de organização. A liturgia não foge desta nescessidade. Para que a dimensão celebrativa funcione bem. Para que haja participação de todos, se faz necessário que alguém, uma equipe pense, planeje, prepare com carinho e dedicação.

As celebrações das comunidades, das paróquias e das Dioceses precisam de um grupo de pessoas, de uma equipe ou de várias equipes que prestem esse serviço comunitário. O primeiro critério que esta equipe ou pessoas devem ter presente, é o "Querer Celebrar Bem". Celebrar de tal modo que favoreça a participação de todos os presentes.

O Grupo litúrgico de nossa Paróquia tem como objetivos norteadores os de:
  • Reunir e refletir melhor o verdadeiro sentido da liturgia em nossa paróquia;
  • Estudar e aprofundar os temas litúrgicos;
  • Aprimorar sempre nossas liturgias.

    E como objetivos específicos temos:
  • Formar e animar equipes de Liturgia em cada pastoral;
  • Escolher cantos adequados ao tempo litúrgico;
  • Valorizar e resgatar nas celebrações os gestos de acolhida e de boas-vindas;
  • Promover curso de canto pastoral, Caminhar junto com a equipe de liturgia arquidiocesana;
  • Estudar documentos importantes da Igreja, tais como: constituição “Sacrosanctum Concilium”; Animação da Liturgia (CNBB) e outros;
  • Organizar um calendário paroquial de encontros de música sacra para todos os que estão envolvidos na liturgia da paróquia;
  • Despertar para a consciência da necessidade de uma liturgia inculturada;
  • Valorizar as festas de cunho religioso, devocional e popular.


SE VOCÊ SE SENTE CHAMADO POR DEUS, PARA PARTICIPAR DA EQUIPE DE LITURGIA, É SÓ PROCURAR A COORDENADORA OU O PADRE. VOCÊ É BEM-VINDO (A). PRECISAMOS DE VOCÊ.

Coordenadora: Rosângela




PASTORAL DA CRIANÇA






A Pastoral da Criança é reconhecida como uma das mais importantes organizações em todo o mundo a trabalhar em ações de combate à mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias. Organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Criança é uma instituição de base comunitária que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber.
Tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania, realizadas por mais de 228 mil voluntários capacitados. Também promove, em função das crianças, as famílias e as comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.
Criada em 1983, a Pastoral da Criança – hoje presente em todo o Brasil e em mais 19 países – alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas para que elas se tornem protagonistas de sua própria transformação pessoal e social.
As ações desenvolvidas compõem um conjunto de práticas educativas simples, baratas e facilmente replicáveis, focalizadas na capacitação das famílias para os cuidados com a criança. O processo e o impacto desse trabalho pode ser mensurado pelos indicadores de saúde e de educação.

Fonte: http://www.pastoraldacrianca.org.br

Coordenadora: Madalena




PASTORAL DO BATISMO





O Sacramento do Batismo

Quando recebemos o Sacramento do Batismo, deixamos de ser simples criaturas e passamos a ser Filhos Amados de Deus. No Batismo, a Igreja reunida celebra essa maravilhosa experiência de sermos filhos de Deus e pelo Batismo, participamos da vida de Cristo.
O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã. É a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado original e regenerados como filhos de Deus. Tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: "Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo" - O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra.
Os Efeitos do Batismo

Ø     Apaga o pecado original

O batismo perdoa e destrói o pecado original com o qual nascemos todos.
Ø     Infunde a graça santificante e os dons do Espírito Santo

Dessa forma a alma faz-se dócil e pronta aos impulsos do Espírito Santo. Pela graça, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo estabelecem sua morada na alma, que é templo do Espírito Santo.
Ø     Confere caráter sacramental

Imprime um sinal espiritual e indelével, que explica o fato de que este sacramento só pode ser recebido uma única vez, que nos distingue dos infiéis.
Ø     Incorpora a Jesus Cristo

Tanto a graça como o caráter são efeitos sobrenaturais do batismo, que nos unem a Cristo como se unem os membros do corpo com a cabeça. Cristo é nossa Cabeça e o caráter nos vincula a Ele para sempre, enquanto que a graça nos faz membros vivos.
Ø     Incorpora à Igreja

Pelo batismo nos convertemos em membros da Igreja, com direito a participar na Sagrada Eucaristia e a receber os demais sacramentos; sem ser batizado não se pode receber nenhum outro sacramento.

A Missão dos Pais e Padrinhos

Ø     Para que a graça batismal possa desenvolver-se, é importante a ajuda dos pais. Este é também o papel do padrinho ou da madrinha, que devem ser cristãos firmes, capazes e prontos a ajudar o novo batizado, criança ou adulto, na sua caminhada na vida cristã. […] A comunidade eclesial inteira tem uma parcela de responsabilidade no desenvolvimento e na conservação da graça recebida no Batismo.
(Catecismo da Igreja Católica, 1213.1246.1255)
Ø     O Padrinho e a Madrinha têm dupla responsabilidade: 

1º) orientar o(a) afilhado(a) no crescimento da fé. Mesmo que os pais sejam indiferentes em relação a vida espiritual do filho, a função do padrinho e da madrinha é de intervir e/ou substituir os pais nesta missão.
Ø      2º) amparar o afilhado em caso de doença grave ou de necessidade materiais de seus pais.

Os Símbolos do Batismo

Ø     SINAL DA CRUZ

É a identidade do Cristão. Traçada no peito e na testa significa que o batizando, pelo batismo, participa da morte libertadora de Jesus Cristo. Lembra a graça da redenção que Cristo nos proporcionou na Cruz.
Ø     O ÓLEO

Assim como o óleo penetra na pele da criança, Cristo penetra na vida da pessoa, em especial no seu coração (a unção é feita no peito), fortalecendo o ungido na luta contra o mal.
Ø     A VELA

Acesa no círio pascal, significa que Cristo iluminou o batizado, que deverá ser “luz do mundo”. Simboliza a presença do Espírito na vida do batizando e a fé em Jesus ressuscitado. Acende-se uma nova luz, luz da graça, da fé, que deve ser conservada até o fim da vida pela vivência em Cristo.
Ø     A VESTE BRANCA

Expressa a pureza, a VIDA NOVA que recebemos no Batismo e que agora vamos viver. Sinaliza que o batizado “vestiu-se de Cristo”, o que equivale a dizer que ressuscitou com Cristo.
Ø     A ÁGUA

Simboliza purificação e vida nova. A água batismal nos lava do pecado original e nos torna filhos de Deus e membros da Igreja. A água é sinal da graça de Deus, que nos purifica totalmente.

Para ser batizado em nossa paróquia

Para fazer sua inscrição, procure a secretaria da paróquia, na Igreja Matriz, de segunda à sexta das 15H às 19h00, e preencha a ficha de inscrição.
Ø     Informações necessárias

Cópia da certidão de nascimento.
Nome e endereço dos pais.

Nome e endereço dos padrinhos.

Devem ser escolhidos padrinho e madrinha que sejam
Ø     Católicos praticantes e participantes da comunidade.
Ø     Batizados que tenham feito a Primeira Eucaristia.
Ø     Pessoas que tenham no mínimo 16 anos.
Ø     Pessoas que possuam laços fortes de amizade com a família.
Ø     Pessoas casadas no religioso ou solteiras desimpedidas.

Coordenadora: Rosa


PASCOM







A CNBB define que a "Pastoral da Comunicação é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático, do uso dos recursos e instrumentos que facilitem o intercambio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade e da sociedade".

Objetivo Geral:
A PASCOM tem como objetivo principal a evangelização de tornar presente o valor da mensagem de Cristo na comunicação social. 

Objetivos Específicos:
1. Evangelizar a comunidade;
2. Interligar as pastorais da paróquia;
3. Divulgar eventos, reuniões e trabalhos dentro da paróquia;
4. Colaborar com o desenvolvimento e crescimento da paróquia;

Responsáveis: Ana Claudia, Marcelo, Tamires e Diogo.





PASTORAL DE EVENTOS






      A Pastoral de Eventos é o ponto focal para planejar, organizar e realizar eventos dentro da Paróquia. Através dela são realizados  Comemorações, Romarias, Bingos, etc, sempre focado na divulgação da Boa Nova do Senhor e no amparo às obras realizadas pela Paróquia.


      Coordenadora: Vânia






GRUPO DE JOVENS






     O grupo surge da necessidade que os jovens sentem de se encontrar para conversar sobre sua vida e sobre a vida da comunidade. Então, é importante que os jovens queiram se reunir. Para existir grupo de jovens é preciso existir um sonho na juventude que leva ela se reunir. Ter sonho é ter um objetivo maior e que seja comum. Isso quer dizer que não é só festa. Para se festejar, celebrar é preciso ter um bom motivo de vitória e a vitória só acontece onde existe uma luta planejada e realizada. O grupo é espaço de partilha das necessidades, de discussão de assuntos e distribuição de tarefas que dizem respeito à comunidade. O ato de encontrar-se é de fundamental importância para a vida do grupo. Ao encontrar-se o grupo nasce, cresce e amadurece. Isso vai dando identidade ao grupo.

O grupo de jovens da Paróquia São Tiago, se reúne aos domingos a cada quinze dias, às 16:00hs.

Responsáveis: Pe. Lucas