domingo, 20 de abril de 2014

Papa Francisco: A Boa Nova é um testemunho de amor gratuito e fiel

Com uma súplica de paz por todos os povos do mundo, o Papa Francisco concluiu a missa celebrada neste Domingo de Páscoa (20), na Praça de São Pedro. Cerca de 150 mil fiéis lotaram a Praça, que estava toda enfeitada por milhares de flores holandesas. O Santo Padre deixou um forte apelo à paz, aludindo aos focos de conflitos que atingem a humanidade, à fome e ao tráfico de seres humanos. ”Pedimo-Vos, Jesus glorioso, que façais cessar toda a guerra, toda a hostilidade grande ou pequena, antiga ou recente!”, rogou.
papa pascoa
O anúncio da ressurreição de Cristo, lembrou o Papa, foi dado do anjo às mulheres: ’Não tenhais medo. Sei que buscais Jesus, o crucificado; não está aqui, pois ressuscitou (…). Vinde, vede o lugar onde jazia’ (Mt 28, 5-6).
“Este é o ponto culminante do Evangelho, é a Boa Nova por excelência: Jesus, o crucificado, ressuscitou! Este acontecimento está na base da nossa fé e da nossa esperança: se Cristo não tivesse ressuscitado, o cristianismo perderia o seu valor; toda a missão da Igreja via esgotar-se o seu ímpeto, porque dali partiu e sempre parte de novo. A mensagem que os cristãos levam ao mundo é esta: Jesus, o Amor encarnado, morreu na cruz pelos nossos pecados, mas Deus Pai ressuscitou-O e fê-Lo Senhor da vida e da morte. Em Jesus, o Amor triunfou sobre o ódio, a misericórdia sobre o pecado, o bem sobre o mal, a verdade sobre a mentira, a vida sobre a morte”, frisou em sua mensagem pascal.
Segundo Francisco, esta mensagem deve iluminar cada situação humana “marcada pela fragilidade, o pecado e a morte”, e deve levar a humanidade a compreender que “a Boa Nova não é apenas uma palavra, mas é um testemunho de amor gratuito e fiel”. Cristo deu nova vida à humanidade, saindo vitorioso da morte. “Vinde e vede: o Amor é mais forte, o Amor dá vida, o Amor faz florescer a esperança no deserto”, disse Francisco.
Em oração, o Papa suplicou por todas as pessoas que sofrem com a “chaga da fome” enquanto há tanto desperdício no mundo e do qual a população muitas vezes é cúmplice. Pediu por todas as pessoas indefesas, idosos, crianças, doentes e mulheres que muitas vezes sofrem com a exploração de suas vidas. O pontífice ainda pediu para que Cristo interceda pelo fim da epidemia de ebola que se alastra pelo norte da África e que “se difundem também pela negligência e a pobreza extrema”.
Papa Francisco finalizou sua mensagem, manifestando o desejo pela pacificação de todos os conflitos do mundo, “pequenos ou grandes, antigos ou recentes”, e apelou pela reconciliação e paz na Venezuela, na Síria, no Iraque, na República Centro-Africana, na Ucrância, bem como por todos os que vivem sob o jugo da guerra em seu país.
“Pedimo-Vos, Senhor, por todos os povos da terra: Vós que vencestes a morte, dai-nos a vossa vida, dai-nos a vossa paz!”. Por fim, fez votos de uma feliz Páscoa a todos.
fonte: a12.com/santopadre