A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Niterói e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (SEAP) lançaram o site visitanteseap.rj.gov.br.

Ações visam a melhoria do sistema carcerário
O intuito é facilitar o acesso aos visitantes de pessoas presas, por meio da obtenção da carteira do visitante, que dá acesso às unidades prisionais fluminenses.
O coordenador arquidiocesano da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Niterói (PCr), padre Roberto de Assis, ressaltou que as ações da Pastoral visam a melhoria do sistema carcerário e uma frequente participação junto ao conselho da comunidade de Niterói, que é um órgão visto pela lei da execução penal.
“A Pastoral Carcerária representa a Igreja Católica no colegiado, e faz com que dinamize esta rede para trabalhar toda a questão do sistema carcerário, conseguir humanizar, e fazer com que a população tenha uma nova visão do sistema carcerário do Rio de Janeiro”, comentou o padre.
Para o Subsecretário Adjunto de Tratamento Penitenciário, comandante Márcio da Silva Rosa, com o lançamento do site a SEAP quer mostrar que presta serviços que vão ao encontro da dignidade humana e que zela pelos cárceres e seus familiares.
“A criação do site quebra um paradigma porque todos conhecem a Secretaria de Administração Penitenciária como um local de repressão, custódia e constrangimentos familiares. E o site vem mostrar uma secretaria mais humana; que apresenta, entre outros, o trabalho de fornecimento de cursos profissionalizantes e de escola”, afirmou.
O site contêm todas as informações para retirar a carteira do visitante, os projetos mantidos pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, como o Projeto Identificando Cidadã, que garante o acesso aos direitos sociais dos presos e seus familiares, especificamente no que se refere à documentação civil.
Acessando o canal também é possível fazer agendamento com uma profissional de assistência social e obter informações sobre atendimento dos familiares de presos.
Fonte: Pastoral Carcerária