terça-feira, 5 de novembro de 2013

Mosteiro de São Bento abre exposição 'Pontificalis' com objetos religiosos do século XVIII

O Mosteiro de São Bento em São Paulo (SP) abriu no último sábado (3) a exposição 'Pontificalis' de objetos religiosos que foram utilizados pela Arquidiocese de São Paulo e pelo Mosteiro de São Bento. A mostra quer apresentar a relação existente entre a arquidiocese e o mosteiro. 


Na exposição, o visitante poderá encontrar um trono de jacarandá do século XVIII que pertenceu à cúria metropolitana e que foi utilizado por Dom Duarte Leopoldo e Silva, 1° arcebispo de São Paulo, um quadro (óleo sobre tela) de Dom Duarte Leopoldo e Silva de 1908, quando este se tornou arcebispo de São Paulo, um báculo de Dom Miguel Kruse, abade do Mosteiro de São Bento de 1907, um jogo de castiçais do Mosteiro e São Bento em estilo beuronense datado de 1912. Também podem ser encontrados paramentos e alfaias que foram utilizadas na Catedral da Sé e no mosteiro do século XIX e XX e ainda, um solidéu do Bispo Dom Cândido Padim, dentre outros objetos. 
O Cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, presidiu uma cerimônia de abertura da exposição no último sábado. 
A exposição 'Pontificalis: uma relação entre a Arquidiocese de São Paulo e o Mosteiro de São Bento' fica aberta até o dia 24/11 e terá um concerto de encerramento da Sociedade Pro-música sacra de São Paulo e recital de órgão por Ir. Ezequiel Vinicios de Oliveira, às 15h.
Serviço:Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira: das 8h às 17h; sábado: das 8h ao meio-dia e domingo após a missa das 10h até o meio-dia.
O Mosteiro de São Bento fica no Largo de São Bento, s/nº no Centro. Informações pelo telefone: (11) 3328-8799. 
fonte: a12.com.br