terça-feira, 15 de outubro de 2013

Festa da Padroeira: Devoção, homenagens e organização



Prefeito de Igreja do Santuário faz balanço da novena e festa
Cerca de 160 mil visitantes passaram pela Casa da Mãe Aparecida, segundo contagem parcial realizada pelo Departamento de Segurança do Santuário Nacional, no feriado de 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil.
O ponto alto das festividades aconteceu durante a Missa Solene das 9h, no Altar Central, presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, que foi acompanhada por 35 mil fiéis.
Ao longo do dia, os romeiros puderam participar da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, demonstrar o carinho pela Padroeira pelas ruas da cidade de Aparecida durante a Procissão Solene, acompanhar o Terço mundial via satélite e assistir um show de encerramento com padre Alessandro Campos e padre Juarez de Castro na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, no Pátio das Palmeiras.
O Prefeito de Igreja do Santuário Nacional Irmão João Batista de Viveiros destacou o grande fluxo de romeiros, que compareceram em grande número também nos dias da Novena preparatória.
“Desde os primeiros dias percebemos um número significativo de romeiros que participaram da Novena em preparação para a Festa da Padroeira. Tudo aconteceu em clima de harmonia, levando as pessoas a rezar e celebrar Nossa Senhora Aparecida”, afirmou o Prefeito de Igreja.
Irmão Viveiros destacou a colaboração de um grande número de voluntários, a benção dos animais, a novena feita especialmente para as crianças, com texto e linguagem próprios e a grande cobertura e transmissão feita pela Rede Aparecida de Comunicação.
O Missionário ainda acrescentou como ponto positivo a mudança de horários na programação do dia 12 de outubro, acrescentando missas no final do dia.
“Essa mudança beneficiou o romeiro que chega ao Santuário Nacional na parte da tarde e pode acompanhar mais duas celebrações, às 18h e às 21h”.
Estrutura e organização - A Novena e Festa da Padroeira é um grande momento oracional que envolve o Brasil inteiro.
Para organizar o evento foram formadas 49 equipes de serviço, entre padres e leigos. Ao total, centenas de pessoas estiveram envolvidas na organização, entre os Missionários Redentoristas, colaboradores do Santuário e voluntários.
Irmão Viveiros destacou também a presença de Missionários Redentoristas de outras comunidades, sobretudo das Missões Populares, para auxiliar no acolhimento dos romeiros nesse período de grande movimento.
“A Novena aconteceu de uma forma muito harmônica e com muita organização”, destacou.
Novena da Padroeira - Bispos de várias partes do Brasil visitaram o Santuário por ocasião da preparação da Festa da Padroeira.
Desde o dia 3 de outubro, os Prelados presentearam os fiéis com suas reflexões. Além dos bispos, também foram convidados Missionários Redentoristas para as pregações da novena.
“Fomos felizes no convite dos pregadores que muito nos enriqueceram com suas reflexões”, afirmou.
As coreografias e os convidados emocionaram aos devotos que compareceram nos dias da novena. Todos os dias diversos grupos e entidades eram convidados a participar da Novena de Aparecida.
Cobertura da Imprensa – Centenas de profissionais de comunicação foram credenciados para a cobertura da Festa da Padroeira.
Muitas emissoras de rádio e televisão transmitiram ao vivo as celebrações, direto do Santuário, como a Radio e TV Aparecida, Portal A12.com, TV Canção Nova, Rede Vida, TV Cultura, a Rede Católica de Rádio.
 “Agregamos como valor também a cobertura dos veículos de comunicação, que foi significativa não apenas no dia 12 de outubro, mas também durante o período da novena”, afirmou Irmão Viveiros.
O Missionário Redentorista destacou o trabalho realizado nas redes sociais do Santuário Nacional, Portal A12 e Rede Aparecida de Comunicação.
Foto: Thiago Leon/ a12.com.br