O Núcleo de Estudos Sociopolíticos da Arquidiocese de Belo Horizonte (Nesp), o VicariatoEpiscopal para a Ação Social e Política, a PUC Minas e o Movimento Mineiro de Fé e Política promovem o 2º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política, que será realizado no dia 26 de outubro, sábado.
O encontro reúne grupos de fé, política e membros de movimentos e pastorais sociais da Arquidiocese de Belo Horizonte no Teatro João Paulo II da PUC Minas.
O tema abordado será “A importância da participação política dos cristãos: os grupos de fé e política”.
Entre os palestrantes está o sacerdote jesuíta, teólogo, filósofo e autor de uma vasta obra teológica, padre João Batista Libânio, SJ, que fará a Análise de conjuntura: “Manifestações populares, participação política e ativismo cristão”.
A abertura do encontro será feita pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Joaquim Mol. O encontro conta ainda com relatos dos grupos e uma mesa redonda: “A Arquidiocese de BH e os grupos de fé e política: decisões da APD e alguns relatos de participação política dos cristãos”.
As diretrizes da IV Assembleia do Povo de Deus orientam que sejam ativados e articulados os grupos de Fé e Política em todas as paróquias da Arquidiocese, promovendo a participação consciente dos fiéis na sociedade e o exercício da cidadania como testemunho de fé.
Fonte: Arquidiocese de Belo Horizonte e PUC Minas Gerais