domingo, 15 de setembro de 2013

Pastoral da Juventude celebra 40 anos no Estado





     No domingo, 8, a Pastoral da Juventude do Regional Sul 1 realizou sua 19ª Romaria a Aparecida (SP), na qual se comemorou os 40 anos da pastoral no Estado de São Paulo. Cerca de 5 mil jovens de todo o Estado estiveram presentes no evento, que se iniciou com uma mística no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, e contou com a presença do secretário nacional da Pastoral da Juventude (PJ), Thiesco Crisóstomo.
     Nacionalmente, a PJ celebra 40 anos de história. Considera-se o ano de 1973 o marco histórico de surgimento dos grupos em São Paulo, devido à realização no ano anterior de um encontro de líderes com objetivo de articulação de projetos e propostas.
    “É uma oportunidade de ver que a PJ não morreu, por mais que as pessoas achem. São 40 anos de luta, resistência, força”, afirmou Thays Guimarães, 25, membro da coordenação da PJ na Região Sé.
     Em seguida, o grupo participou da Missa no Santuário Nacional de Aparecida, às 8h, que foi presidida pelo cardeal dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida. No fim da celebração, padre Antonio Ramos (Toninho), assessor nacional da Juventude na CNBB, leu uma carta de dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, direcionada a todos os “pjoteiros”.
    “A marca da PJ tem uma espiritualidade mariana, e Nossa Senhora está sempre presente em nossa caminhada. Aqui em Aparecida, a gente tenta transmitir para todos a presença dela e  consegue oferecer a espiritualidade que a gente quer que os grupos vivenciem”, afirmou Marco Antonio Silva Junior, 20, da Paróquia Bom Jesus de Potim, Arquidiocese de Aparecida.
    Após a missa, os jovens romeiros caminharam cerca de 5 quilômetros até a entrada da cidade de Potim, próximo ao rio Paraíba, onde a imagem de Aparecida foi encontrada. Durante o percurso, foram realizadas paradas que abordaram questões como o racismo, a violência e o extermínio de jovens, tema da Campanha Nacional realizada pela PJ. No retorno da caminhada, os participantes soltaram balões celebrando a vida da juventude.
    No centro de eventos, os jovens foram animados pela banda PJ e Raiz de Guarulhos (SP). “Eu fui de grupo de jovens, entrei para o seminário e continuei acompanhando a Pastoral. A PJ está aqui hoje aos pés da mãe Aparecida para tomar a sua bênção para que ela fique conosco pelos próximos 40 anos”, conta padre Paulo Leandro, da Paróquia São José de Guarulhos e atual assessor diocesano da PJ na cidade.

fonte: arquidiocesedesaopaulo.com.br