sábado, 14 de setembro de 2013

"Médicos sem Fronteiras" simula campo de refugiados na capital paulista

Todos os anos, milhares de pessoas partem de seus países, fugindo de guerras e outras situações de conflito, e chegam a terras desconhecidas, onde dependem da ajuda humanitária para sobreviverem. 
Atualmente, são mais de 42 milhões de refugiados e deslocados que fogem da violência e perseguição em países como Sudão do Sul, Mali, Mauritânia, Síria, Somália, Colômbia, Afeganistão, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). São pessoas em busca de abrigo, alimento, água, atendimento médico e medicamentos. 
Para mostrar à população de São Paulo (SP) um pouco do que passam essas pessoas nos campos de refugiados, a organização não governamental Médicos sem Fronteiras realiza no Parque do Ibirapuera a exposição “Campo de Refugiados no Coração da Cidade”, simulando o ambiente vivido pelos refugiados. 
Até 15 de setembro, o evento também irá divulgar o trabalho da Médicos Sem Fronteiras, que necessitam de doações para manter os trabalhos. A exposição é gratuita e acontece na Arena de Eventos do parque, que fica aberta das 10h às 17h. Saiba mais pela página do evento no Facebook. Profissionais dos MSF (médicos, enfermeiros, logísticos) guiarão o público em um passeio educativo de cerca de 20 minutos. Eles explicarão atividades de assistência médico-humanitária realizadas junto a populações vulneráveis. 
Confira a nota divulgada no site da Organização: 
Vestidos com coletes brancos, identificados com crachás e munidos de materiais de comunicação, a nossa equipe de captação novos doadores estará cada dia em um ponto diferente das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, próximos das estações do metrô, ou em áreas de grande fluxo de pessoas.
Estaremos em locais onde possam haver pessoas interessadas em colaborar para o trabalho médico-humanitário que realizamos em mais de 70 países. Não hesite em parar para uma rápida e agradável conversa. Assim você pode conhecer um pouco melhor a organização e nos ajudar a levar assistência a quem mais precisa se tornando um Doador Sem Fronteiras. Basta fornecer seus dados ao captador, é um processo simples e fácil. Mas se preferir, você também pode doar por aqui , preenchendo o formulário neste site
É graças a ajuda de pessoas como você, que podemos estar sempre prontos para responder a emergências e continuarmos salvando vidas das vítimas de conflitos armados, exclusão do sistema de saúde, fome e catástrofes naturais em todo o mundo.
Serviço: 
Parque Ibirapuera 
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 10
Ibirapuera - Sul
São Paulo
(11) 5574-5177 
Informações: MSF e Catraca Livre

fonte: Santuário Nacional